herpesgenitalerelacionamentos.
Home Sobre o Livro Compra com privacidade Perguntas Frequentes Blog Contato
O que é herpes genital?

Herpes genital é uma doença de pele, sexualmente transmissível, que pode ser causada por dois tipos de vírus do herpes simplex, o tipo 1 e o tipo 2.

A grande maioria das infecções por herpes genital são causadas pelo tipo 2 do vírus, e o tipo 1 é responsável pela quase totalidade dos casos de herpes oral (labial).

Porém, hoje em dia está crescendo o número de casos de herpes genital pelo tipo 1, devido ao aumento da prática de sexo oral. Quando uma pessoa que está com herpes labial, faz sexo oral em outra, pode transmitir o vírus tipo 1 para os genitais dela.

O herpes genital (assim como o herpes oral) é uma doença que causa recorrências para muitas pessoas. Isto é, o vírus que estava em um estado dormente, reativa de vez em quando e causa uma nova crise.  A quantidade dessas crises varia muito de pessoa para pessoa, mas em média, costuma acontecer entre 3 a 4 vezes ao ano.

O herpes genital é uma doença de grande prevalência. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2008 ela atingia mais de 500 milhões de pessoas. E a cada ano infecta cerca de 20 milhões de pessoas no mundo.

Nos Estados Unidos, segundo o Centro de Controle de Doenças, 1 em cada 6 americanos entre as idades de 14 a 49 anos está infectado por esta doença. E aqui no Brasil existem evidências de que a incidência pode ser ainda maior do que lá.

Quais são os sintomas do herpes genital?

Os sintomas mais comuns do herpes genital dependem do tipo de infecção que está acontecendo. Se for uma primeira infecção (infecção primária) quando você ainda não tem anticorpos estabelecidos, os efeitos costumam ser mais severos. Pode aparecer dor ao urinar, febre, corrimento vaginal, coceira, vermelhidão, dor de cabeça, e vesículas (bolhas) na pele.

Em uma recorrência do vírus, os sintomas costumam ser bem mais leves. Normalmente começa como uma coceira na pele, depois passa para uma vermelhidão, em seguida saem bolhas no local que cicatrizam e secam em torno de uma semana. 

Algumas pessoas (como eu) sentem as prodromes antes de acontecer uma nova crise.Estas prodromes são sensações, tais como, sensibilidade na pele, formigamento, coceira ou “dor interna” e podem servir de aviso de que o vírus está reativando.

Porém os sintomas variam muito para cada um. Muitas pessoas, por algum motivo, não apresentam nenhum, ou eles são tão leves que elas os confundem com alguma outra coisa.

Por isso, cerca de 80% das pessoas que tem herpes genital não sabem que tem.

Se você está com alguma dúvida se pode ter contraído herpes genital, certamente o primeiro passo é fazer uma consulta médica para obter um diagnóstico correto.

Recentemente diagnosticado?
Tratamentos
Transmissão
Problemas emocionais?
Você sabia?

Home Sobre o Livro Compra com privacidade Perguntas Frequentes Blog Contato